domingo, 25 de novembro de 2007

Saiba um pouco mais sobre Novo Progresso.


História - Supostamente os primeiros habitantes do município foram os índios há cerca de 60 anos atrás, pois foram encontrados muitos restos de cerâmica e instrumentos de caça e pesca rudimentares e em toda região do município, no leito e nas margens do Rio Jamanxim.Foi de suma importância para o surgimento de Novo Progresso a construção da rodovia Cuiabá-Santarém, que em 1973, rasgou a floresta amazônica. A empresa Maringá Transportes já começava a fazer a linha Cuiabá-Santarém e em 1983 já se percebia um pequeno povoado, com uma igreja e um campo de futebol.O ano de 1984 representou a mudança total na economia do lugar, com a descoberta de um rico filão de ouro, atraindo milhares de pessoas à localidade. Inicialmente o povoado se chamava Km 85 e nessa época passou a se chamar Progresso.
Fundadores - Dentre os fundadores de Novo Progresso destacam-se Diethelm Birk, Otávio Onetta, Surfurino Ribeiro, Francisco Piran, Orival Prazeres, Valmor Dagostin, Inácio de Lima e suas respectivas famílias. Todos chegaram em nossa cidade há cerca de 25 anos atrás. As primeiras professoras em nossa cidade foram Nilda Araújo Prazeres e Doralina Ruaro.A comissão Pró-emancipação foi criada em 1985, sendo presidente o Sr. Laurindo Blatt. O povoado foi elevado à categoria de Município, pela Lei Estadual nº 5.700, de 13 de dezembro de 1991, com território desmembrado de Itaituba e instalado em 1º de janeiro de 1993, com denominação de Novo Progresso, que enseja vida nova e desenvolvimento econômico e cultural. O termo "Novo" foi acrescentado para diferenciá-lo de outro município da Federação com o nome de Progresso.
Política - Depois de transformado em município, Novo Progresso realizou sua primeira eleição em 03 de outubro de 1992, escolhendo para Prefeito o Sr. Neri Alves Prazeres e o Vice Sr. Genésio Segatto. As duas próximas eleições seriam vencidas pelo Sr. Juscelino Alves Rodrigues, tendo como vices Gilberto Geraldo Garzella e Rubem Nestor da Silva. O atual prefeito é o Sr. Tony Fábio Gonçalves Rodrigues e o Vice-Prefeito é o Dr. Marcio Schelles de Lima.
Aspectos Gerais - A cidade de Novo Progresso localiza-se no Sudoeste paraense, no grande vale do Rio Tapajós. É cortado no sentido longitudinal pela Rodovia Cuiabá-Santarém (BR 163), e sua sede situa-se no Km 1.085, com Latitude Sul 65º 08' 30" e Longitude HGR 55º 24' 00". Sua altitude é de 300 m em relação ao nível do mar, com uma área territorial em torno de 38.294 Km².
População - A população de Novo Progresso é de aproximadamente 35 mil habitantes, com aproximadamente 11 mil eleitores.
Fronteiras - A Leste e Nordeste com Altamira, pelo Rio Curuá e suas nascentes. Ao Norte com Itaituba, separado pelo Rio Novo, Rio Jamanxim e Rio das Arraias. A Oeste com Jacareacanga e ao Sul com o Estado de Mato Grosso.
Clima - O clima é o típico quente e úmido. A temperatura é sempre elevada, com média anual de 27 graus centígrados, chegando muitas vezes a 30 ou 31 graus centígrados. A temperatura mínima fica em torne de 18 graus.A umidade relativa do ar apresenta valores acima de 80% em quase todos os meses do ano, dividindo-se em dois períodos climáticos: o chuvoso, que perdura de novembro a abril e o menos chuvoso, que compreende o espaço entre maio e outubro.Apresenta pluviosidade varia entre 1.800 e 2.200 mm anuais, distribuídos em 7 a 9 meses do ano, coincidindo com as estações da primavera, verão e parte do outono.
Solo - E caracterizado por uma grande heterogeneidade e pode ser considerado regular tanto para agricultura quanto para pastagens. Predominam no município o Latossolo Amarelo e o Vermelho. Em menores proporções aparecem os solos Litólicos, Areia Quartoza, Gleys pouco úmido e aluvial e hidrográficos.
Relevo - Suas formas de relevo são muito diversificadas, destacando-se ao sul, parte da Serra do Cachimbo. Há também presença de colinas, chapadas, cristais, além de tabuleiros em áreas sedimentares. Apresenta algumas áreas acidentadas, porém que não ocupam 30% do município.
Hidrografia - Nossa hidrografia é constituída de rios, furos e igarapés. A região é muito bem servida de água. Conta com um grande número de córregos afluentes dos principais rios, que são Jamanxim, Curuá, Rio Claro, Rio Novo, São Benedito e Mutuacá.
Vegetação - Predomina a Floresta Aberta Latifundiada (Cipoal), Floresta Aberta Mista (Cocal) e Floresta Equatorial, com emaranhado de plantas de diversas alturas. Encontram-se facilmente árvores de grande porte e com mais de 30 metros de comprimento. As espécies predominantes são a Castanheira (árvore protegida por Lei), o Ipê, Jatobá, Angelim, sendo ainda encontradas árvores de Cedro e Magno, etc.
Este é um pouco de Novo Progresso, com certeza a cidade que mais cresce no sudoeste do Pará. Venha e conheça. Esta é a melhor forma de comprovar tudo o que foi citado acima.

vejo o site http://www.walterlial.110mb.com/
acesse agora mesmo

Nenhum comentário: